Fribarreiras

 

O FRIGORÍFICO AGRO INDUSTRIALDE ALIMENTOS LTDA, está localizado privilegiadamente no coração do oeste baiano, onde se encontram condições de clima e relevo ideais para a pecuária. O Fribarreiras atua no mercado nacional desde 2003, nossa empresa está entre as principais empresas no segmento de agroindústrias. 

O frigorífico é fiscalizado pelo Sistema de Inspeção Federal, instalado na própria empresa, o que permite que seus produtos sejam comercializados em qualquer região do Brasil. Enquanto o SIF concentra suas atividades na linha de inspeção, o setor de qualidade dá suporte técnico à empresa, trabalhando na implantação e monitorizarão de programas que garantam a qualidade da carne.  Com o foco voltado aos nossos clientes e consumidores, respeitamos e adotamos padrões de qualidade capazes de atender aos mais criteriosos métodos de avaliação que vão desde o nascimento dos animais, até sua evolução. Com acompanhamento constante e sofisticado do controle de qualidade no abate e industrialização, até chegar à mesa do consumidor.

O Fribarreiras trabalha com programas de qualidade como as Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrões de higiene Pessoal (PPHO), Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO), e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) realizados por uma equipe técnica de controle de qualidade.

Preocupado em proteger o meio ambiente, o Fribarreiras implantou um sistema de tratamento de efluentes (ETE), passou a fabricar de farinha de carne e ossos, comercializar cascos, chifres e couro, evitando-se assim que sejam jogados no meio ambiente.

 

CADEIA PRODUTIVA

 

- Curral

O curral é o espaço onde ficam os animais antes do abate. O curral hoje tem capacidade para 900 bovinos.

Chegando ao abatedouro, após a inspeção da documentação sanitária do lote, os bovinos são conduzidos aos currais, onde são formados os lotes de abate. A seguir, sofrem inspeção ante-mortem com o intuito de diagnosticar enfermidades e outros problemas.  Após a inspeção ante-mortem, os lotes de bovinos permanecem nos currais por um período de 6 a 24 horas (dieta hídrica). O acesso dos animais a sala de abate ocorre através do Box de atordoamento. O atordoamento é feito por concussão cerebral, através de uma pistola de dardo cativo, acionada por ar comprimido, aplicada na parte frontal da cabeça do animal atingindo o sistema nervoso central, insensibilizando o animal.

 

- Abate

No transporte, chegada, alojamento, repouso, hidratação, manejo e abate dos bovinos são empregadas técnicas de Abate Humanitário, que visam o bem estar desses animais durante todo o processo.

O abate é o setor mais importante da nossa linha de produção. Tudo segue feito com rígido controle sanitário e fiscalização do SIF (Serviço de Inspeção Federal).A capacidade de abate do Frigorífico Fribarreiras é de 900 animais por dia.

 

- Desossa

Após o abate, as carcaças são encaminhadas a câmara de resfriamento onde permanecem por 24 horas até atingirem a temperatura adequada. Após resfriadas, seguem para o quarteio sendo divididas em dianteiro, traseiro e ponta de agulha.

Logo, são encaminhadas ao setor de desossa por meio de triagem aérea, onde são desossados e divididos em cortes e tamanhos específicos. Recebem embalagem primária e etiquetas.Em ambiente rigorosamente controlado a desossa acontece de forma técnica.

- Cortes

            Os cortes recebem cuidados especiais, para que cheguem ao consumidor com suas características de qualidade preservadas.

            É isto que faz dos produtos Fribarreiras uma referência nos mercados em que atua.

- Graxaria

A graxaria processa subprodutos e/ou resíduos como ossos, gorduras, animais ou suas partes condenadas pela inspeção sanitária. Seus produtos principais são: o sebo ou gordura animal (para a indústria de sabões/sabonetes, de rações animais e para a indústria química), farinhas de carne e ossos (para rações animais exceto ruminantes).

 

CONTROLE DE QUALIDADE

 

            O complexo industrial Fribarreiras apresenta um eficiente sistema de garantia e controle de qualidade, cuja finalidade é proporcionar segurança aos produtos Fribarreiras e satisfação aos seus clientes e consumidores finais.

Excelência da qualidade é garantida pelas constantes auditorias e certificações realizadas por inspeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, nos quais obtém excelentes pontuações, atestando seu nível e qualidade.

  Os métodos de controle de qualidade durante o processo de produção, embalagem, armazenagem e expedição de produtos são desenvolvidos e monitorados pelo Controle de Qualidade Fribarreiras, por meio dos programas:

(BPF)Boas Práticas de Fabricação; (PPHO)Procedimento Padrão de Higiene Operacional;  (POP)Procedimento Operacional Padrão e (PSO) Procedimento Sanitário Operacional;   Abate Humanitário;  Controle dos Materiais de Risco Específicos; que estão sob acompanhamento e supervisão constante do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 Segurança Alimentar

A cada dia, mais e mais empresas que fabricam, transportam, armazenam e comercializam alimentos se preocupam com a qualidade dos produtos que chegam até a mesa do consumidor. Segurança Alimentar é uma das preocupações do FRIBARREIRAS. Essa preocupação é justificada pela necessidade de redução de desperdício, para atender as expectativas dos consumidores, exigências de legislação, para evitar custos para a própria empresa e principalmente, oferecer alimentos seguros aos consumidores.

 

TRATAMENTO DA ÁGUA

 

O Fribarreiras conta com uma estação de tratamento de água (ETA). A água que abastece o FRIBARREIRAS vem do Rio Grande, passando pela estação de Tratamento de Água (ETA), onde sofre um rigoroso processo de limpeza, sendo então encaminhadas aos reservatórios que abastecem toda a indústria.

Os agentes químicos que participam do tratamento da água bruta são:

- Barrilha Leve: ele tem a função de corrigir o pH.

- Sulfato de Alumínio: É o agente responsável por fazer a coagulação e posterior floculação de material particulado leve; ou seja, devido sua carga elétrica, o sulfato de alumínio faz com que este material que fica suspenso na água, se junte e forme uma partícula maior e mais pesada, assim esta partícula é removida mais facilmente.

- Polímero Orgânico: é o agente responsável em tornar a água com aspecto mais “limpo”. Ele ajuda a neutralizar partículas causadoras de odor, cor e sabor.

- Cloro: agente responsável pela desinfecção da água, garantindo água própria para o consumo humano.

O Frigorífico Fribarreiras faz acompanhamento da água tratada, com monitoramentos, testes e análises constantes.

 

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL- FRIBARREIRAS – ECOLOGICAMENTE CORRETO

 

O Fribarreiras tem consciência da importância do meio ambiente e tem se dedicado ao longo do tempo, procurando sempre reduzir o impacto ambiental gerado em sua produção.

 

              POLÍTICA AMBIENTAL DO FRIBARREIRAS

      

       O Fribarreiras se compromete com o zelo de seus três pilares de sustentação:

- Produzir alimentos de qualidade notória, com responsabilidade;

- Sempre buscar por formas de reduzir o impacto ambiental, agregar valores aos nossos resíduos, transformando-o em compostos orgânicos de uso na agricultura e conseqüentemente reduzindo consumo de insumos;

- Estimular o fortalecimento do nosso corpo de funcionários, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento, expandindo esta premissa para a comunidade ao nosso redor.

 

                 1.1. Reciclagem de Materiais

O material que é descartado e que não tem mais serventia na fábrica é encaminhado às empresas que realizam reciclagem destes materiais.

Óleo queimado é armazenado em tanque protegido e vendido à empresa certificada pela ANP, responsável em fazer a reciclagem do mesmo.

O lixo de enfermaria é armazenado de forma correta e é encaminhado à empresa que cuida do tratamento deste material.

 

             1.2. Efluentes Líquidos

Todo o efluente líquido do Frigorífico (com exceção, é claro, do resíduo líquido de banheiro, que é encaminhado à fossa séptica) é tratado.

Os despejos líquidos da fábrica seguem para as lagoas de tratamento, onde são transformados em biogel, sendo este utilizado para fertiirrigação.

O óleo queimado, que vêm da oficina, é vendido à empresa certificada da ANP, para reciclagem do óleo

 

1.3.    PROJETOS AMBIENTAIS

 

- ProjetoMuda nativa Fribarreiras”: neste projeto, o Frigorífico planta mudas e replanta em locais estratégicos, além de doá-las para colaboradores e interessados;

- Projeto Adubar”: o Frigorífico disponibiliza adubo para órgãos públicos, como escolas, universidades, secretaria do meio ambiente e ong´s.

 

 

 

FRIBARREIRAS AGRO INDUSTRIAL DE ALIMENTOS LTDA

 
   
 

ROD. Br. 020/135 - km 13 - Distrito Industrial - CEP 47.800.000
Fone/Fax: (77) 3613-9500 /9501 - Barreiras-BA - Email: contato@fribarreiras.com.br